Portal Namazonia - Completo pra você

Sábado, 21 de maio de 2022
MENU

Agro

Sepror realiza workshop sobre o Garantia Safra

Programa do Governo Federal é coordenado no Amazonas pela Secretaria de Produção Rural

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, nesta sexta-feira (10/12), um workshop virtual sobre o Garantia Safra. O evento faz parte da programação da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) e foi realizado com transmissão ao vivo pelo Zoom.

 

A abertura do evento ocorreu no estúdio da TV Encontro das Águas, e contou com a participação do coordenador estadual do Programa Garantia Safra, Heitor Liberato; do diretor-presidente  do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso; do superintendente Federal da Agricultura no Amazonas (SFA/Am), Guilherme Pessoa; e do chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental,  Everton Rabelo Cordeiro.

 

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, coordenado no Amazonas pela Sepror. O objetivo da iniciativa é beneficiar agricultores familiares que sofreram perdas severas da safra em razão de fenômenos climáticos.

 

O coordenador estadual do Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato Júnior, afirma que o workshop  tem como propósito esclarecer os produtores sobre o programa.

 

“O workshop do Garantia Safra é justamente uma atividade para esclarecer aos produtores familiares, aos atores que irão operacionalizar o programa em todos os municípios. Mostrar como o programa ocorre, como os produtores vão poder aderir, com todas as informações e os benefícios do programa”, comentou.

 

Na ocasião, foram abordados os fundamentos do Programa Garantia Safra; os passos para implementação (inscrição, seleção, adesão e homologação); análise de perda e o processo de avaliação para os municípios amazonenses;  análise de perda e o levantamento sistemático da produção agrícola; e Comissão de Avaliação de Perdas – Verificação e Análise.

 

Valdenor Cardoso ressaltou a adesão do Governo do Amazonas ao programa. “No momento em que o Governo do Amazonas adere a esse programa de proteção rural dos produtores familiares e não familiares, coordenado pela Sepror, isso é mais uma garantia e estímulo ao produtor”, assinalou o diretor-presidente do Idam.

 

“Vamos produzir, medindo riscos, evitando riscos graves, mas com garantia de que, se houver mais um acidente, entre cheias, enchentes e vazantes acima do padrão, ou seca porventura na região que venha a prejudicar o processo produtivo dentro dos padrões técnicos implantados. Naturalmente que o governo entra com uma mão amiga, assim como o federal e municipal”, complementou.

 

Garantia Safra – O Garantia Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um e meio (1,5) salário-mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, quando tiverem perdas de produção superiores a 50%.

 

O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda severa de safra, ocasionada por estiagem ou cheia.

 

Sobre a Expoagro – Todas as programações da Expoagro são gratuitas, incluindo as atividades técnicas entre palestras e cursos, além dos shows musicais com atrações locais.

 

A programação completa está disponível no site http://www.expoagroam.com.br.

Créditos (Imagem de capa): Emerson Martins/Sepror

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )