Portal Namazonia - Completo pra você

Sábado, 21 de maio de 2022
MENU

Educação

Pais e responsáveis devem entregar documentos em escolas da rede estadual para efetivação de matrícula

Sem a confirmação, vagas voltam ao sistema e estudante precisa reservar novamente

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto seguem em funcionamento para receber os documentos dos estudantes que reservaram vagas para a rede estadual de ensino. Sem a entrega dos documentos, a vaga fica disponível no sistema, podendo ser reservada por outro candidato. Até esta quarta-feira (26/01), mais de 15 mil estudantes de todas as modalidades de ensino ainda precisavam efetuar a matrícula com os comprovantes solicitados.

 

Os dados são referentes a todas as modalidades de ensino e a todos os 62 municípios do Amazonas.

 

Após a reserva de vagas pelo site matriculas.am.gov.br, o aluno ou o responsável precisa ir até a escola onde solicitou a vaga para realizar a matrícula, mediante apresentação dos documentos. É esta etapa que cerca de 15 mil estudantes não concluíram.

 

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, explica que, sem a confirmação, os alunos podem perder a vaga na escola pretendida.

 

“Após os procedimentos realizados nos prazos do Calendário de Matrículas, o sistema fica aberto para fazer reserva de vagas para todas as modalidades, de acordo com a oferta. Se o candidato não entregar os documentos, ele não efetivou a matrícula, o que significa que a vaga segue disponível no sistema para outro aluno”, esclarece a secretária.

 

Todas as escolas estaduais estão em funcionamento, no horário das 7h30 às 17h. Para efetuar a matrícula na unidade escolar são necessários os seguintes documentos:

 

• comprovante de escolaridade original;

 

• guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado);

 

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

 

• certidão de nascimento (original e cópia);

 

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de 18 anos;

 

• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

 

• cartão de vacinação (cópia); e

 

• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

 

Dúvidas sobre matrículas – A Central de Atendimento está apta para auxiliar pais e responsáveis que estejam com dúvidas sobre os procedimentos de matrículas, transferências ou outros procedimentos. Por meio do número 0800 092 5050, a ligação é gratuita. No serviço realizado pela Secretaria de Estado de Educação, é possível esclarecer dúvidas e ter orientações gerais, das redes estadual e municipal.

 

A Central de Atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Por meio dela é possível consultar o código do aluno, as escolas próximas do endereço, os documentos necessários para a efetivação da matrícula, além de obter informações sobre os demais procedimentos.

Créditos (Imagem de capa): Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )